quinta-feira, 19 de julho de 2007

Egoísmo

O ser humano é egoista. Eu sou egoísta.

Pouco caso fiz quando da queda do avião da Gol no final do ano passado. Não senti pelos familiares das vítimas.
Claro, um sentimento de consternação me tomou mas não a ponto de me fazer sentir a perda daquelas pessoas.
Não me envergonhei com este sentimento. Sinal de egoísmo...

O acontecimento de terça me trouxe à lembrança o acidente do ano passado enquanto assitia pela TV as imagens do acidente e os comentários dos repórteres.
Mas nada que me fizesse abalar ou questionar muito mais que eu já sabia. Sinal de egoísmo...

Passaria despercebida a tragédia de terça a noite não fosse pela perda de pessoas do meu convívio. Eram passageiros do avião o consultor de Recursos Humanos de minha empresa, fornecedores, ex-colegas e amigos de amigos. Pessoas com as quais mantive contato nos últimos anos, com as quais conversei nos últimos dias e que de uma forma ou de outra, direta ou indiretamente faziam parte do meu dia-a-dia e da minha vida.
Somente desta forma que o acidente passou a fazer parte de mim. Sinal de egoísmo...

Voltando para casa de trem no final da noite de ontem, coincidentemente duas funcionárias da TAM sentaram-se ao meu lado e conversavam do acidente e da forma como a operação da empresa estava se portanto desde então. Vocês podem imaginar; caos e falta de informação.
Pude ouvir, sem tentar chamar muito a atenção para não parecer ousado ou metido, sobre o medo que elas estavam passando em virtude das tentativas de agressão por parte dos familiares das vítimas, dos demais usuários e da população em geral. Ouvi atentamente mas nada disse ou fiz. Talvez elas tivessem a necessidade de ouvir alguma palavra amiga ou de apoio. Sinal de egoísmo...

No momento da descida, para minha surpresa, uma delas se levantou para descer na mesma estação.
Foi onde num lampejo, num sentimento rápido e sem pensar, como que numa forma de me aliviar um pouco da culpa que vinha sentindo, decidi perguntar como estava o clima na empresa e outros detalhes sobre o acontecido.
Como frase final só pude expressar o meu pesar; "Meus sentimentos pelos teus colegas.".
Disse SOMENTE isso, só isso, nada mais! Sinal de egoísmo...

Acho que fiz certo, embora saiba que este pequeno gesto em nada muda a minha natureza.
Como disse no início. O ser humano é egoísta. Eu sou egoísta.
Até.

Nenhum comentário: