quarta-feira, 18 de abril de 2007

Orçamento Familiar


Participei recentemente de um treinamento sobre Orçamento Familiar oferecido pelo Citibank, dentro do projeto Unibank University. O palestrante, Sr. Fabio Gallo Garcia, autor de vários livros sobre economia familiar, doutor no assunto e professor da FGV, abordou de forma objetiva e com o uso de linguagem de fácil entendimento, conceitos sobre receitas, despesas, organização, economia para aposentadoria e um item que me chamou muito a atenção; entendimento familiar.
O interessante é pensar que pouco dispomos de nosso tempo para organizar nossa vida financeira e de nossa família. Sem generalizar, mas é assim que a maioria das pessoas do meu convívio, ou seja, os exemplos que possuo, se encontram.
Prendi-me no item do entendimento familiar, pois percebo que são poucas as famílias que o fazem. Não se vê muitos pais abrindo para os filhos na janta de sexta a noite, por exemplo, que a meta deles é adquirir o carro do ano em curto prazo ou comprar aquela casa dos sonhos “até o final do ano”. Tampouco se procura saber o que acham ou qual a sugestão dos filhos e demais integrantes da família para toda a questão financeira na qual estão inseridos. Não se discute, e como conseqüência, não se adquire um compromisso dentro do grupo familiar para que todos se esforcem e trabalhem em função dos objetivos.
Ele conclui o tópico sugerindo que se monte o Orçamento Familiar, se estipule o indivíduo mais organizado do grupo familiar para que o mesmo cuide de todo este processo, se defina o indivíduo responsável pelos pagamentos (questão operacional do processo) e que se estipule metas a serem alcançadas, dentro da necessidade e desejo de cada integrante do grupo ou de todo o grupo.
Fica aqui a sugestão para nos interarmos mais sobre este assunto de grande importância, levando em consideração nosso quadro econômico e as dificuldades que ele nos apresenta.
Até.

Nenhum comentário: