terça-feira, 10 de abril de 2007

Pequenos gestos fazem a diferença...

Incrível a campanha que Juan Mann iniciou na Austrália em 2004 e que só agora a pouco (final de 2006) vem a público através da net. O cara, carregando apenas um cartaz com os dizeres “Free Hugs” - abraços grátis, anda pelas ruas de Sydney oferecendo abraços a quem os desejar ou àqueles que não tiverem vergonha de aceitá-los.
Com trilha sonora de Sick Puppies, o vídeo com pouco mais de três minutos e meio nos remete ao cotidiano de nossas metrópoles e a insensatez do ser humano diante de outros seres. Digo isso, pois a maioria das pessoas que aparecem no vídeo não se sentem a vontade para abraçar Juan ou nem mesmo o percebem, estão absortas na rotina que as consome pouco-a-pouco. Não quero aqui fazer uma apologia ao não trabalho ou ao não estudo, mas acho que as duas coisas podem andar juntas. Devemos olhar mais para o lado, para nosso “irmão”, para nossos colegas e amigos. Nos perguntar se podemos fazer algo mais além do simples bom dia, boa tarde e boa noite passageiro, frio e sem sentimento.
Fiz um pequena procura no youtube para ver qual a extensão do projeto, que tem até página na internet (www.freehugscampaign.org), e me deparei com diversas pessoas mundo afora que, a exemplo de Juan, fizeram o mesmo em suas cidades. Inclusive, há muitos exemplos filmados aqui no Brasil e um muito famoso do clipe da música “Você me faz tão bem” do grupo Detonautas.
Gente de coragem que abriu espaço na agenda para levar um estímulo e um simples exemplo de carinho e amor a pessoas desconhecidas. Quantas destas pessoas não necessitavam naquele momento de uma expressão destas? Quantas achavam a vida não ter sentido algum? Quantos de nós somos assim ou nos sentimos assim? Eu muitas vezes me sinto o último dos terráqueos e confesso que um abraço desses poderia mudar muita coisa...
Até.




Nenhum comentário: